Vituosismo: Nas Artes e sua resignificação Histórica🎻🎨🎞🎭
- cleitonvalquer
- 26 de set. de 2020
- 2 min de leitura
História
O significado de virtuoso tem a sua origem na Itália dos séculos XVI e XVII, significando um termo honroso reservado às pessoas distinguidas em alguma área intelectual ou artística. O termo evoluiu com o tempo, alargando e simultaneamente estreitando as interpretações que tiveram mais ou menos uso. Originalmente um músico era honrado com a classificação sendo um compositor, teórico ou um famoso maestro, e mais importante de tudo, sendo um artista de grandes qualidades.
Nos séculos XVI e XVII viram o surgimento do termo, que começou a ser atribuído a um grande número de músicos sem qualquer consideração de mérito. Sebastien de Brossard no seu Dictionaire de Musique, aborda a palavra virtuoso pela sua origem no Latim virtu enfatizando o treinamento excepcional, especialmente a parte teórica. Esta posição foi também defendida por Johann Gottfried Walther em Musicalisches Lexicon (1732), dando mais valor ao teórico do a quem executa a música. Em Der brauchbare Virtuoso (1720) Johan Matthenson mantém o respeito pelo tradicional "theoretische Virtuosen" (virtuoso teórico), mas também presta tributo ao "virtuosi prattici" (virtuoso prático).
Resegnificação Social-Histórica
Mas a ênfase ao virtuoso teórico também foi defendida por Johann Kuhnau no seu livro O charlatão músico (Der musikalische Quack-Salber, 1700), onde ele define "músico altamente dotado" ou "virtuoso prático" como sendo nada mais do que uma pessoa com grande prática.
Mais tarde, no século XVIII, o termo começou a ser usado para descrever o músico, instrumentista ou vocalista, que seguia uma carreira a solo.
Referências:
VOCABOLARIO Treccani. Brasil: [s. n.], 2016. Disponível em: http://www.treccani.it/vocabolario/virtuoso/. Acesso em: 26 set. 2020.
DICIONÁRIO Brasileiro da Língua Portuguesa. 4. ed. Brasil: Melhoramentos, 2016. 992 p.
DE BROSSARD,SebastienDictionaire de Musique 2ª ed. Paris: Christophe Ballard,(1703).
Comments