top of page

O Patrimônio e sua Importância na Sociedade

  • cleitonvalquer
  • 5 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

ree

A sociedade ao longo dos anos tem desenvolvido suas habilidades na arquitetura, nas artes plásticas, na música, que tornaram se exemplo de representação da identidade do seu País ou cidade, sendo reconhecida pela sua sociedade, tornando assim um Patrimônio da sociedade. Podemos pontuar alguns exemplos de Patrimônio em diferentes áreas:


Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, do período da Arte da Alta Renascença Italiana (1450-1527), outro exemplo;


Na Música são Le quattro stagioni, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdão em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione;


Na arquitetura podemos citar a Capela Sistina Baccio Pontelli foi o autor do projeto arquitetônico para a construção da capela. Este florentino era um dos responsáveis pela reformulação e revitalização urbanística que Sisto IV efetuava em Roma, tendo realizado dezenas de obras públicas.No projeto, construído com a supervisão de Giovannino de Dolci entre 1473 e 1484, emprestaram seus dons: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo, Bartolomeo della Gatta, Rafael e outros. Coroando este festival, alguns anos depois, um dos maiores gênios artísticos de todos os tempos: Michelangelo Buonarroti.As dimensões do projeto de Baccio Pontelli tiveram como inspiração as descrições contidas no Antigo Testamento relativas ao Templo de Salomão. A sua forma é retangular medindo 40,93 m de longitude, 13,41 m de largura e 20,70 m de altura. Os numerosos artistas vestiram o seu interior, esculpindo e pintando as suas paredes, transformando-a em um estupendo e célebre lugar conhecido em todo o mundo pelas maravilhosas obras de arte que encerra.


Estes são alguns exemplos de Patrimônio da nossa sociedade, mas objetivo de preserva o Patrimônio é uma ‘marca’ do nosso passado em nossas vidas, que contribui para a formação da identidade da sociedade, de nossos antepassados, que influenciaram na construção de nossa identidade, como afirma Varrine:

Além de influenciar na sociedade podemos observar desdobramentos do poder do patrimônio no desenvolvimento social. O patrimônio ainda é um recurso para o desenvolvimento. É na verdade é o único recurso, juntamente com a população, que se encontra em toda parte e que basta procurar para encontra-lo. (VARINE, pág.19,2013)


Dessa forma, o objetivo de preservar é manter viva a memória daquela sociedade que está representada através de Construções Arquitetônicas; Obras de Arte Plástica e esculturas; Composições musicais, como concertos, partitas, sonatas; fazem parte da memória que, posteriormente se tornará parte da sociedade. Tornando parte essencial na construção do “consciente Coletivo”, o patrimônio é elemento primordial na formação de uma identidade, representando as influências culturais, religiosas, arquitetônicas e socias que fazem parte da memória social. “O patrimônio sempre foi um elemento essencial da identidade local, regional, nacional”. (VARINE, pág.40,2013).


REFERÊNCIAS:

GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HAUSER, Arnold. Maneirismo. São Paulo: Perspectiva, 1993.

LEICHT, Hermann. História Universal da Arte. São Paulo: Melhoramentos, 1967

VARINE, Hugues de. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Porto Alegre: Medianiz, 2013.


 
 
 

Comentários


bottom of page