Dicas de aplicativos e canais do YouTube sobre Fotografia
- cleitonvalquer
- 9 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
A fotografia atualmente é considerada uma arte, mas começou a ser considerada somente em 1970 de acordo com Barbara Tannenbaum, curadora de fotografia do Cleveland Museum of Art, que afirma:
[...] à medida que a arte considerada efêmera começou a conquistar espaço nas galerias – como a land-art e as performances –, que as fotografias também conseguiram abrir seu caminho em espaços artísticos considerados mais institucionais. A foto se mostrou a ferramenta preferida para a documentação desse tipo de arte, emprestando um caráter duradouro a eles. Assim, embora as fotos raramente fossem tiradas pelos artistas ou performers em si, o objeto fotográfico passou a integrar exposições e o circuito artístico.(TANNENBAUM, 2019).
A partir disso, começou diversas exposições com fotografias em galerias de arte pelo mundo e museus, com o objetivo de promever uma mudança do pensamento de simplicidade para emprego de aspectos sensoriais, técnicas com atuação dos aspectos da natureza como a luminosidade, as sombras causadas pelas nuvens, a ausência da iluminação derivada da noite e dias nublados entre outros. Dessa forma, estudei um pouco de fotografia e encontrei alguns canais no YouTube para aprender a fotografar uma paisagem , a etimologia da palavra fotografia é (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ,ou seja, registrar através da luz a paisagem como um pintor.
Abaixo apresento alguns canais de fotografia que recomendo e alguns aplicativos:
Heitor Pergher Fotografia
Sangue Suor e Foto
Andrey Lanhi - Back to Basics
Aplicativo FIlmLab
O app FilmLab escaneia os negativos. Para tanto, basta colocar a película em uma mesa de luz. Depois é só apontar a câmera do smartphone para o rolo de 35mm. FilmLab automaticamente detecta as imagens, faz a correção de distorções e converte o negativo em positivo.
App Store:
Google Play :
f-Stop Printing Calculator
Utilizado para calcular a abertura do diafragma, também conhecido como razão focal.
Google Play:
App Store:
Referências:
TANNENBAUM, Barbara , Palestra com a curadora de fotografia do Cleveland Museum of Art. Talks. 2019
Kommentare