Um breve Resumo sobre a Leitura no Brasil
- cleitonvalquer
- 12 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2020
A pesquisa Retratos da Leitura teve sua primeira edição em 2001, promovida pela CBL e Snel, com apoio da Bracelpa, com outra metodologia e composição da amostra.
A partir de 2007, já na segunda edição, passou a ser realizada pelo IPL, adotando metodologia de padrão internacional (Cerlalc/Unesco) para possibilitar a comparação com os resultados de outros países ibero-americanos que usam o mesmo padrão internacional. Ampliou significativamente as questões para conhecer o perfil leitor e os hábitos de leitura também de crianças (com cinco anos ou mais) e jovens estudantes da Educação Básica. Essa informação é fundamental para se avaliar os resultados de políticas públicas, investimentos e programas voltados à formação leitora e ao acesso ao livro. A partir do citado acima recomendo para leitura o livro "Retratos da leitura no Brasil", é o ressultado dessa pesquisa sobre o desenvolvimento da leitura nas bibliotecas Públicas no Brasil e nas Bibliotecas Comunitárias e, assim ao decorrer do livro pode se vislumbrar através de gráficos a desigualde de acesso a informação em classes menos remuneradas e apresenta o perfil dos leitores e suas preferências . Pontuando sobre o nível de escolaridade dos principais leitores pesquisados. e envestimentos de ongs na construção e reforma de Bibliotecas e o como os resultados revelam que o brasileiro lê em média 2,43 livros por ano.

Fontes: Instituto Pró-livro
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2016. ISBN 978-85-431-0414-0.
Disponível em pdf gratuitamente pelo Instituto Pró-Livro: http://prolivro2-org-br.umbler.net/wpcontent/uploads/2020/07/RetratosDaLeitura2016_LIVRO_EM_PDF_FINAL_COM_CAPA.pdf
Comments